quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

A nova geração da MPB


A música é algo vital na nossa vida. Não apenas pra expressar o que cada um tem de mais profundo na alma, mas o que toda uma sociedade  pensa sobre tudo que a cerca. A MPB é uma dessas partes da cultura local, é uma das manifestações do que temos de mais íntimo, do que pensamos sobre a vida, a sociedade...
Depois dessa introdução tão refinada e chata, agora sim vou mostrar o que realmente tenho vontade de dizer Se gostar de MPB é estranho pra maioria, nem ligo muito pra isso. Meu amor por esse tipo de música se intensificou graças às aparições de Ayrton na Globo pouco antes da final do The Voice. Não assisti ao restante do programa pois precisava dormir cedo pra ir na escola de manhã, e tal. Vou apresentar alguns artistas dessa LINDA, FANTÁSTICA, FODÁSTICA geração da música brasileira. Tão incrível que pretendo um dia falar sobre algum deles em algum outro post.

Ayrton Montarroyos

Nasceu e vive em Recife-PE. Está na fase inicial da carreira, e pretende lançar seu primeiro CD solo este ano, já que fez pequenas participações em CD com vários artistas comemorando centenários de músicos renomados. Finalista do The Voice Brasil 2015 e citado nesta postagem. Talvez por sua grande simpatia, voz calma, elegância, um sotaque gostoso, mais que o meu sotaque meio caipira, e habilidade pra interpretar canções nacionais, ele acabou sendo meu favorito. Quando o descobri na TV e fui pesquisar sobre ele e os outros finalistas do programa na internet, foi amor à primeira escutada. Repertório 100% nacional e sofisticado. Não desprezo as músicas estrangeiras, mas como tinha dito antes, apreciar o que temos de melhor musicalmente é admirável pra mim. Votei dezenas de vezes para ganhar o programa mesmo sabendo que Renato Vianna levaria um troféu, uma grana preta e o direito de gravar um CD numa gravadora renomada.



Que bonito ele colocando sentimento na música pelos gestos e pela voz. É assim que é um bom intérprete.




Dois divos. Duas preciosidades.
Filipe Catto

Gaúcho radicado em São Paulo. Não deveria se chamar Catto e sim Gatto, hehehe. Deve estar meio no início da carreira também. Tem três álbuns: Saga(2009), Fôlego(2011) e Tomada(2015). Ele é lindo em todos os sentidos! Eu sei que beleza física é passageira, mas a voz desse homem é apaixonante pra qualquer ouvido de seda, e não me importo que ela é fina. Cada nota emitida por ele deveria tirar um pouco do preconceito que toma conta de muita gente. Me surpreendi ao descobrir que além de fazer cover de músicas nacionais como Ayrton, ele ainda canta em inglês, francês e espanhol, canta músicas dele mesmo e desenha! Ele é formado em Design. Então mostrar ele apenas cantando ainda não é suficiente para mostrar do que ele é capaz.










_20160107_113814

FB_IMG_1452106942114


_20160107_114448
Imagens são do Instagram de Filipe Catto (quase não posta desenhos mas segue ele lá, hehe)

Alice Caymmi

Carioca e fluminense talentosa e de senso de humor afiado, o que se pode ver nos seus perfis de redes sociais. Deve estar quase em sua fase intermediária. Lançou dois álbuns: Alice Caymmi(2012), Rainha dos Raios(2014). Infelizmente não há tantos simpatizantes de seu trabalho mesmo que ela começou a cantar há um bom tempo. Também canta de tudo. Com talento herdado do avô, da tia... Admiro seu vozeirão semelhante ao de Nana Caymmi. enfim, resumindo tudo, é uma diva, e como toda diva, uma mulher linda e talentosa merece maior reconhecimento do público. Isso também vale para Ayrton e Filipe. Já que não é isso que gera fortunas à mídia e não agrada a maioria dos ouvidos,  provavelmente a cultura nacional tende a continuar tendo pouco valor, assim como outros setores públicos no país: saúde, educação, segurança, meio ambiente, etc.



Minha favorita













quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Minhas experiências inusitadas: Há um ano estava num CRUZEIRO

Bom, essa semana está fazendo um ano que eu e minha família fizemos nosso primeiro cruzeiro. conhecemos lugares novos, pessoas novas...
Vou falar de uma forma meio breve como foi essa viagem que durou de parte do dia 17(aniversário da mamis) até dia 23 de janeiro do ano passado. O navio em que fomos foi o Sovereign da espanhola Pullmantur (muitos funcionários de lá falam espanhol, mas conseguimos nos virar com nosso português mesmo. Há também brasileiros).

Pra começar, a viagem de Ribeirão Preto para Santos onde ficava o porto me deu vontade de caçar uns travesseiros pra eu colocar minha cabeça neles. A espera do check-in lá no porto também não foi lá aquelas coisas. O que talvez ajudou a salvar um pouco aquele momento de tédio foi uma foto que tiramos.
Quando finalmente entramos no navio fomos almoçar num restaurante Self-service de lá. A noite jantamos num outro A la carte. Havia ainda mais um terceiro restaurante onde a gente comeu por alguns dias. No geral a comida é boa, mas não é assim perfeita.
Como estava o deck(andar) da piscina naquele momento.


Bebendo umas! hahahha Zoeira, estrava apreciando um espetáculo tomando uns goles desse suco.


Eu e mamis relaxando na jacuzzi

Extra! Extra! Depois de quase 20 anos , Michael Jackson é flagrado em uma das casas do Pelourinho. Todas aquelas notícias sobre sua morte não se passam de boatos! Hahahahahaha
O cruzeiro passou pelo Rio(Acabamos não descendo do navio por causa do preço bem elevado das excursões pelos pontos turísticos de lá, e ainda por cima em dólares. Então nós planejamos viajar pra lá no mínimo no final desse ano por excursão), Salvador(Até que foi interessante. A cidade é toda envolvida pelos batuques do grupo Olodum! Aconteceu da gente se perder no Pelourinho, hahahahahaha Fomos ainda pra uma praia, Praia do Forte, em outra cidade da Bahia. Foi uma das poucas vezes que fui numa praia na vida, foi bem legal, mesmo que a gente acabou se machucando em espinhos no perto do mar), Búzios-RJ(Minha favorita! Tomei meu primeiro banho total de mar. Foi uma das maiores sensações do mundo! Tivemos que usar espaguetes já que o mar é super profundo e ainda fomos nadar longe da terra firme. fomos numa praia lá também. Nós ainda fizemos umas compras)

 Eu e minha mãe na praia do Forte

Extra! Extra! Depois de quase 20 anos , Michael Jackson é flagrado em uma das casas do Pelourinho. Todas aquelas notícias sobre sua morte não se passam de boatos! Hahahahahaha
Elevador Lacerda

Eu ao lado do meu pai tomando banho de mar em Búzios

 Um ouriço do mar também na praia do Forte. Ele não te machuca se você deixar ele se mexer naturalmente na sua mão. Além desse ouriço, ainda tinha alguns peixinhos escuros nadando aí.

Vista do navio em Búzios

Me perdoa se o visual não está um dos melhores, mas é mais pra mostrar essa blusa comprada em Búzios. Gosto tanto dela que uso muito ela no dia a dia. Tirei essa foto hoje, pois nem tinha tirado foto dessa blusa antes e queria mostrar o que comprei na viagem. Falando sobre outra coisa, passei a usar esse Ray Ban estiloso faz alguns meses!

Mas o cruzeiro não se resume apenas a excursões, conhecer lugares novos. No navio também tem suas atrações. Infelizmente não registrei por fotos praticamenete tudo que a embaracação oferece pra nos entretermos, pois fiquei muito distraída com tudo aquilo. Lá há
festas noturnas, clube de jovens, e o que mais gosto espetáculos de dança, música (com a banda Infinity) e ainda mágica por um ilusionista brasileiro que já apareceu na televisão: Dimy (Nunca vou esquecer do seu bordão: Outro nível!!)
Ooooutro nível!! :-P

Estes vídeos não foram gravados por mim, mas servem pra mostrar o quanto os artistas do cruzeiro são talentosos. Eles trabalham também em outros navios da Pullmantur.


Quando o espetáculo no teatro termina, você passa logo pelos bares onde tem música ao vivo. Assim você termina o dia em grande estilo!


Em cada dia do Cruzeiro , o espetáculo tem um tema. um deles é sobre rock: Rock Never Dies

Um pedaço da apresentação do mágico e ilusionista Dimy



quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

Mais versos acabam de sair do forno.

Este poema é uma homenagem a um Ser que é a base de minhas crenças, e assim como este outro poema: Nós e as estrelas, o tema e o formato também foram soprados em minha mente durante uma noite de sono, e inclusive agora ao escrevê-lo recebo orientações. Acredito que meu texto pode ser um consolo para os que estão em desespero sobre algo e pensam que não há esperança alguma neste momento. 

Onipresença


Estou no sol da manhã,
E na lua no breu da noite;
Estou na chuva das nuvens
Escuras feito fumaça;
Estou nas árvores que oferecem
Muito ar puro e beleza;
Estou na flor banhada em cor;
Fascínio e bons aromas;
Estou nos bichos que aqui povoam;
E nos homens de boa índole.

Estou em cada linda nota
Pelo músico emitida;
Estou nos passos do balé;
Do jazz e outras danças belas;
Estou em cada bom traço
Que sai do pincel ou lápis.
Estou nos versos bem escritos
Deste e outros poemas.

Estou no que sente paz
Nas boas e nas más horas;
Estou nos que têm amor
Nos amigos e inimigos;
Estou no choro e desespero
Manifestando o caos na Terra;
Estou presente no indivíduo
Que orienta os que se perdem;
Estou no abraço e no carinho
Que consola o desolado.

Estou perto bem perto de ti,
À tua esquerda, tua direita,
Estou Me manifestando
Nestas e outras formas.
Estou ouvindo teus pensamentos,
E inclusive o que falas.
Sei melhor do que ninguém
De tua vida e os que estão nela.

Estou planejando cada percurso
do caminho de tua vida.
Portanto tudo o que acontecer
Terá um bom propósito,
Pra aprenderes a Lei do Amor
Que aqui na Terra já estabeleci.
O que ocorre de mau no mundo
Não é ódio Meu, sou amor puro.
Amo cada criatura minha.
Estou aqui pro que der e vier.

R.T.

domingo, 10 de janeiro de 2016

Filme O Menino e o Mundo (2013)

Conta a história de um menino que sai da aldeia de onde vive em busca de seu pai. Nessa jornada ele se depara com muitas diferenças entre sua morada e a cidade grande

A trilha sonora deixa ainda mais vívido. Agora vou dizer algo bem particular a respeito. Um dos pontos altos desse filme é a curiosidade do menino sobre tudo que acontece a sua volta o que é típico de qualquer criança.
Mostra ainda a sensibilidade e uma certa indignação com tudo o que acontece com a sociedade acelerada e mecanizada em que vivemos.

Postagem em destaque

Minhas experiências inusitadas: Há um ano estava num CRUZEIRO

Bom, essa semana está fazendo um ano que eu e minha família fizemos nosso primeiro cruzeiro. conhecemos lugares novos, pessoas novas... Vou...