Brincadeiras a parte. Venho aqui falar um pouco sobre o curso técnico de nutrição e dietética da ETEC. Faço essa e aida o ensino médio em outra escola, ou seja,
NÉ MOLE NÃO
Pra começar, vamos falar um pouco do
TEMIDO
PERVERSO
UMA COISA DE OUTRO MUNDO
VESTIBULINHO!!
Mas, RELAX, gente! A prova não chega a ser tão cabeluda assim. Isso vai ser provado quando demonstrar por aqui um manual de
Como entrar na ETEC
Dica 1 DE OURO
PENSE PRA QUE vai entrar na ETEC. Se é porque necessita urgentemente de um emprego, se é pra aumentar o círculo social, se é pra se preparar pra vida universitária, se é pra deixar de ter uma vida incrível em casa comendo, dormindo, navegando no Face, Instagram, Whatsapp,, Snapchat e afins, assistindo filmes, novela, séries...Enfim. Você precisa ter uma FINALIDADE pra ficar naquela sala de aula estudando e fazendo muitos trabalhos, porque, senão, meu amigo9a0, eu garanto que você vai acabar DESISTINDO, e aí não vai valer a pena seguir os demais passos deste manual. Tendo um objetivo, mesmo não tendo muita afinidade com o curso, permanecerá com os pés firmes na escola, pensando em tais intenções para a vida acadêmica, profissional e até mesmo pessoal.
Dica 2
Você pode seguir essa dica antes da dica de ouro, mas sempre atrelando-a com sua finalidade de acrescentar algo na sua vida com isso.
Dica 3
Depois de ver os cursos disponíveis na sua cidade ou região (se for do estado de SP) Faça sua inscrição pelo site vestibulinhoetec.com no período de incrição certinho que costuma acontecer lá pra outubro, novembro. Pode ser feita em casa ou em uma ETEC mais próxima de você.
Dica 4
Já me increvi. E agora? Como vou estudar pra isso? Meu segredo foi estudar por provas antigas. Você pode acessar essas provas também no site vestibulinhoetec.com.br. Escolha uma prova de qualquer ano) pega a de 2016 que eu fiz, vai por mim. Hehehe). Pega algum caderno ou um papel qualquer pra escrever suas respostas ou imprima se possível. Se repararem, bem,em cada no,a prova possui um tema e todas as 50 questões de assinalar se relacionam com tal tema. A extensão e, pelo menos pra mim, o grau de dificuldade são menores se comparar com o vestibular pra entrar em uma faculdade.
Dica 4.1
Além disso, não há redação, nem questões abertas e a prova é feita em apenas um dia. o que costuma cair na prova são conteúdos de ensino fundamental (talvez por isso que o vestibulinho seja do jeito que é), como geometria, fenômenos de física, elementos químicos, equações, interpretação de texto, gráfico e tabela, gramática, história do Brasil e geral, formas de energia... Oxi! Quanta coisa! Use livros ou procure na internet vídeo aulas e outros sites bacanas principalmente por matérias que tenha mais dificuldade.
Dica 4.2
Depois de estudar, você pode resolver uma prova antiga pela internet tentando resolver primeiro as questões mais fáceis ou menos difíceis, e com calma, porém verificando quanto tempo leva pra resolver cada questão ou o vestibulinho em geral. Assim, você aprende a administrar o tempo. Depois confere o gabarito. Para as questões que errar, procure a resolução delas. Eu nunca prestei vestibular, nem como treineiro, mas eu tenho ideia de como deve ser esse tipo de prova e acredito que esse jeito de estudar pode talvez dar certo pra essa época que pra mim está cada vez mais perto; ano que vem (Ai meu Jesus amado.. Hehe).
Por incrível que pareça, eu, ao invés de ficar estudando a fundo pra prova, apenas resolvia as provas antigas, não segui essa dica por inteiro. Acredito que foi porque era uma filhinha de papai e estudei por bastante tempo em escola particular onde dizem que o ensino é forte, e de fato é mesmo, aí você acaba vendo muito conteúdo. Claro que durante o ensino fundamental e até hoje no ensino médio, eu abro um pouco mão da internet e afins pra me dar bem nas provas, além de ser uma pessoa muito ansiosa quanto ao desempenho. Por isso, eu já fui a melhor no vestibulinho acertando 41 de 50 questões (Oh yeah baby!). Seria balela ter pensado em não compartilhar nas redes sociais meu inacreditável resultado. Não é que eu fui a melhor que eu sou uma enciclopédia ambulante né, hehe. Independente se estudou em escola pública ou particular, esforço é essencial pra acabar adquirindo um bom resultado.
Dica 5
Chegou finalmente o grande dia; o dia do vestibulinho que costuma ocorrer lá em meados de dezembro. Nessas horas não adianta fazer mil rituais, orações, simpatias sem antes você ter se esforçado garantindo segurança suficiente pra que faça uma boa prova, não precisando ser exatamente perfeita, lógico (se for perfeccionista, procure se tratar disso pois na vida não tem como sair tudo do jeitinho que quer). Não esqueça de trazer RG, lápis, borracha e principalmente caneta. Falam pra levar régua também mas, na verdade, não chega a ser assim tão necessário. Não é que nem o ENEM que exige só caneta preta de material transparente, pode ser azul também e de qualquer material. No momento da prova, administre o tempo, resolva as questões do mesmo modo que no momento em que treinou em casa.
Dica 6
Ufa... Acabou a prova! Mas... E agora, será que eu consegui.. O gabarito costuma sair logo depois do término da prova e a lista de convocados mais ou menos um mês depois (janeiro). ''Segura na mão de Deus pois ela, ela te sustentará...'' Se acertou muitas questões, pode ter certeza que começará a ter uma parte da sua vida na ETEC, onde apesar dos trancos e barrancos nos trabalhos e provas, você não vai conseguir se esquecer dessa fase.. Se acertou metade ou menos que isso, fica assim não, amore. Como dizia o mito Raul Seixas, ''Tenha fé em Deus, tenha fé na vida, tente outra vez''. Se não ficou entre no top 40 da lista, pense na possibilidade de alguém desistir ou não comparecer na matrícula, aí poderá tomar a vaga de algum deles, mas lembre-se que vai levar um bom tempo depois do primeiro dia de matrícula que é especialmente pra esses ''prodígios'' que passaram.
Dica 7
Se está entre os 40 melhores do vestibulinho, já corra e faça sua matrícula no dia certo trazendo todos os documentos certos a não ser que siga a dica de ouro em última hora, e faça muitas seções de meditação e reiki pra ter paciência suficiente pra aguardar na fila. Além dos documentos, preencher e assinar algumas fichas, costuma-se pedir o pagamento de uma taxa para uma tal de APM (Associação de Pais e Mestres) pela qual prometem gastar o dinheiro arrecadado com melhorias pra escola e afins. Mas nunca se sabe se farão mesmo bom uso desse dinheiro. Contribua se quiser. Se te forçarem a pagar esta taxa, tem alguma coisa de errado.
Passou no vestibulinho, conseguiu fazer matrícula...
BEM VINDO!
Bora estudar, conhecer mais gente... Vendo as fotos , por incrível que pareça, verão que essa não é hora do rango, muito menos de se satisfazer com a merenda escolar hiper saudável que o nosso querido governo estadual de SP envia pra garantir uma boa saúde aos alunos. Agora falando seríssimo (vou tentar), na verdade, essas fotos são alguns resultados das aulas práticas que tivemos no laboratório!
Uma das primeiras aulas práticas, que, apesar dos relatórios meio chatinhos de fazer, são ''pra lá de bão'' porque após cozinhar e apresentar os pratos meio num estilo Masterchef falando como fez, o custo, etc. a gente COME, você não leu errado, a gente não mata aula por isso, o povo come a própria comida e a dos outros. O mais legal é que se pode oferecer o que ninguém da turma comer pras outras salas e aí você se sente mais aberto a outras amizades né meu povo, Hehehehe. Na verdade funciona assim, metade da sala fica nesse laboratório que não é cozinha e outra metade fica babando por cima da carteira na aula de teoria.
Eu na tentativa falida de fazer um carão sem minha juba à mostra
Eu, você e o Zoboomafoo
Zoeira! Eu, Jéssica, Amanda e o desinibido e exibido Vinícius
de desconto! Corre! Não perca essa!
Nunca vou esquecer do fato dessa aula prática sobre açúcares ter sido na mesma semana que meu niver. Que amor!
Visita técnica ao setor de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo em Ribeirão Preto. Eu já sou top imagina no lado da prof. Hahaha
Materiais
Além do bom e velho estojo com lápis, borracha e canetas, as vezes
Régua (a mais usada pra fazer tabelas, plantas e muitos outros trabalhos)
Canetinhas
Lápis de cor
Cola
Tesoura
Cartolina
Pode parecer material de ensino fundamental, mas além de trabalhos digitados nas normas da ABNT e bastante seminário, ainda têm trabalhos manuais pra se fazer.
Continuando...
Jaleco e touca (como os nossos amigos das fotos pra usar nas aulas práticas e em visita técnica)
Pendrive pra guardar trabalhos
Calculadora (se prepara, que vem muita regrinha de três por aí!)
Apostilas (se exigir)
Money pra pagar xerox de alguns materiais e imprimir trabalhos
Livros Tabela TACO (Tabela de composição dos alimentos) da Unicamp; Tabela de medidas caseiras
Alguns materiais pra fazer um Programa de Educação Nutricional pra disciplina ENSP - Educação Nutricional e Saúde Pública. Tinha que ir montando na lousa da sala e perguntando me que lugar da pirâmide tinha que ficar cada alimento.
Um dos MUUITOS cardápios desgantes de fazer, que exigem cálculos e mais cálculos
Acredito que estes dois livros sejam comuns a todos os cursos de nutrição (técnico e superior). Já teve uma disciplina (Linguagem, trabalho e tecnologia) em que pediu-se um livro falando sobre como fazer TCC (em uma época em que nem sonhávamos, nem tínhamos noção da função daquilo, olha que coisa) e como fazer apresentações. Porém, quanto mais livros de nutrição tiver, melhor, principalmente pra ajudar a estudar e fazer os trabalhos.
Notas
Além do bom e velho estojo com lápis, borracha e canetas, as vezes
Régua (a mais usada pra fazer tabelas, plantas e muitos outros trabalhos)
Canetinhas
Lápis de cor
Cola
Tesoura
Cartolina
Pode parecer material de ensino fundamental, mas além de trabalhos digitados nas normas da ABNT e bastante seminário, ainda têm trabalhos manuais pra se fazer.
Continuando...
Jaleco e touca (como os nossos amigos das fotos pra usar nas aulas práticas e em visita técnica)
Pendrive pra guardar trabalhos
Calculadora (se prepara, que vem muita regrinha de três por aí!)
Apostilas (se exigir)
Money pra pagar xerox de alguns materiais e imprimir trabalhos
Livros Tabela TACO (Tabela de composição dos alimentos) da Unicamp; Tabela de medidas caseiras
Algumas apostilas
Os livros adicionais
Alguns materiais pra fazer um Programa de Educação Nutricional pra disciplina ENSP - Educação Nutricional e Saúde Pública. Tinha que ir montando na lousa da sala e perguntando me que lugar da pirâmide tinha que ficar cada alimento.
Um dos MUUITOS cardápios desgantes de fazer, que exigem cálculos e mais cálculos
Acredito que estes dois livros sejam comuns a todos os cursos de nutrição (técnico e superior). Já teve uma disciplina (Linguagem, trabalho e tecnologia) em que pediu-se um livro falando sobre como fazer TCC (em uma época em que nem sonhávamos, nem tínhamos noção da função daquilo, olha que coisa) e como fazer apresentações. Porém, quanto mais livros de nutrição tiver, melhor, principalmente pra ajudar a estudar e fazer os trabalhos.
Notas
Diferentemente das escolas tradicionais, o resultado de tudo que fizer não se dá por notas e sim por menções, dependendo de quanto acertar.
MB - muito bom (Ah moleque! Acho que temos um prodígio na sala! O pica das galáxias! Melhor que isso, só superando o inesquecível 7x1 da Copa).
B - bom (não é a nota máxima mas sou foda mesmo assim)
R - regular (nota média, mínimo pra passar)
I - insuficiente (perdeu playboy! Acima de 3 Is no boletim é um retrocesso na vida...)
Mas não esquenta muito não! Se tirar na prova você pode fazer rec, agora se for no boletim, terá que fazer a progressão parcial PP, vulgo DP etequiana, de uma matéria específica. É um trabalhinho a mais que você vai ter que fazer pra sua recuperação. Nunca tirei I mas deve ser assim mesmo. Tira as crianças na sala. Presença de cenas fortes com direito a imagens de dor e sofrimento buáááá
O que ainda falta finalizar no curso
That's all, é isso, meus anjos, basicamente é isso que posso dizer sobre meu curso. Se fosse possível e se tivesse mais paciência escreveria várias e várias postagens só sobre esse assunto. Mas acredito que este post pode influenciar sua opinião a respeito de cursos técnicos em geral, da ETEC ou de outra escola técnica. Boas festas, feliz Natal, feliz 2017... Gente (momento desabafo)! Certeza que meu 2017 vai ser FANTÁSTICO, vai ser ESTOURO!! Viagem pro Rio, aniversário de 18 anos e duas formaturas no mesmo ano (Ensino Médio e Técnico de Nutrição) não é pra ninguém.
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluir