sábado, 13 de abril de 2013

Filmes educativos I

Filmes interessantes que eu vi na escola até agora e têm todos uma ou várias informações sobre de como esse mundo foi tão transformado pela humanidade. Antes de mostrar ops filmes, uma opinião geral sobre os conteúdos dos filmes, o que eles podem passar para o espectador e ainda o mais importante: mostram que a história não está morta!
Um dos motivos de ver filmes como esses é mostrar que História (uma das disciplinas dos filmes que eu acabei vendo e achei interessante) não é considerada uma "matéria morta", não é porque não nascemos lá na Idade Média, Moderna ou no início da Contemporânea que História é fútil, senão nós jovens não estaríamos andando com os livros e cadernos nas mochilas. Devemos estudá-la porque a sociedade em que vivemos o fato de sermos muito consumistas, no Brasil por exemplo, as votações diretas, no mundo, a democracia, as guerras civis na Península Arábica, a obrigação de pagar impostos, os tais do capitalismo e socialismo, as imigrações que ocorrem ainda hoje mesmo não sendo pelos mesmos motivos que as do século passado e que contribuem na formação de novos costumes novas etnias, etc. foram gerações remotas pertencentes a todos os períodos históricos que acabaram formando esse mundo em que vivemos mesmo na maior parte do tempo, somente para pior não para melhor. Estivemos e ainda estamos em tempos de mudança no nosso mundo. Não devemos portanto se prender ao passado, mas também refletir no que resultaram as ações dessas gerações . Mesmo não tendo total destaque nessa matéria, eu gosto de estudá-la e essa é a minha opinião a respeito.

1. Lutero (2003) - Sobre a início da Reforma Protestante com a fundação do protestantismo por Marinho Lutero, que acredita ter recebido um chamado, após ser atingido por um raio. Mesmo ao se juntar ao monastério, ele se atormenta com práticas da Igreja Católica, como as indulgências, uma "espécie" de documento para pagar o perdão dos pecados, então, é excomungado. Como formas de mostrar essa indignação, ele prega na porta da Igreja suas 95 teses(pontos de vista que contradizem com a bíblica)e ainda torna-se o primeiro a traduzir a Bíblia para o alemão, o que aumenta a perseguição. Apesar dessa aventura, Lutero mantém sua fé e luta para que todos tenham acesso a Deus concordando com seus pontos de vista.

2.A Missão (1986) - Retrata a influência dos jesuítas sobre o ensino e a arte em nosso território quando o Tratado de Madri dividia as América portuguesa e espanhola.


3. Tempos Modernos (1936) - Uma das maiores relíquias cinematográficas nunca imaginei ilustrar uma aula sobre a Revolução Industrial, mostrando as desventuras de um operário industrial interpretado pelo mais genial e simpático clown Chaplin!





4. Adeus Lenin! (2003) - Mesmo tendo visto só o trailer e animada para assistir, eu já diria que esse é o meu filme favorito da lista e mostra o fato histórico mais recente. Assistirei somente como ilustração da aula sobre o muro de Berlim, muro que dividia Berlim em partes capitalista(cujo modo de produção consistia em proletários-trabalhadores- vendendo sua força de trabalho obrigatoriamente por não possuir os meios de produção como seus burgueses-chefes. caracteriza-se pela busca incansável pelo lucro, enorme desigualdade e grandes danos ao meio ambiente.) e socialista(quase o mesmo esquema do capitalismo mas com um grande Estado chefiando os "coitados" dos trabalhadores com a intenção de construir uma sociedade mais "justa" colocando em prática as ideias desenvolvidas por Friedrich Engels e Karl Marx. Iniciou-se na Revolução Russa em 1917. A queda do muro deu fim a URSS(União das Repúblicas Socialistas Soviéticas). Fonte? Da minha cabeça! Sério! Aprendi recentemente e por isso estou prestes a assistir mais essa relíquia. Agora sobre o filme, Alexander é um jovem alemão que vive com a mãe, que teve um infarte e só acorda do coma tardiamente, sem presenciar os marcos históricos que estavam ocorrendo tanto para a Alemanha quanto para o mundo, na parte socialista da Alemanha dividida pelo muro, e ela não pode ter sensações muito fortes e seu filho procura não revelar esses fatos fazendo com que a mãe entre em choque.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Minhas experiências inusitadas: Há um ano estava num CRUZEIRO

Bom, essa semana está fazendo um ano que eu e minha família fizemos nosso primeiro cruzeiro. conhecemos lugares novos, pessoas novas... Vou...