domingo, 28 de abril de 2013

Músicas contadoras de histórias

Sabe que eu realmente adoro ouvir uma boa história musical. Existem várias, tantas que o post ficaria "interditado" de tantas canções, rs. Essas são as que eu ouço com mais frequência.

1. Bohemian Rhapsody - Queen (1975) - Música emblemática da banda Queen, de quem descobri meu fascínio, formada por Freddie Mercury(uma das vozes mais potentes da música) e companhia, Brian May(guitarra), Roger Taylor(bateria e percussão) e John Deacon(baixo). Um garoto mata um outro cara, pede perdão a mãe e no que deu? Morreu também e foi para o inferno. Na minha opinião, a música realmente transmite a simples mensagem de não destruir a vida de ninguém, nem a dele próprio, e pela intensidade desse ato, não adianta pedir o perdão de pessoas próximas que não estavam nada envolvidas, pois já é tarde demais, sua alma não terá um bom destino, através de uma "salada" de gêneros, uma balada que soa como romântica, a parte operática com referências líricas como *Scarabouche, Galileo Galilei, o fandango, a ópera O Barbeiro de Sevilha, quando é citado sua personagem Fígaro, **Bismilah e a parte final e de heavy metal que mostra o trágico fim do jovem protagonista.

 
*Filme de 1952 que se passa na França pré-revolucionária, e onde uma das protagonistas é Maria Antonieta. 
**Fórmula em árabe usada em vários contextos da vida de um muçulmano, significa "em nome de Deus" em árabe
Baseado em wikipedia.com

2.Faroeste Caboclo - Legião Urbana (1987) - Conta as desventuras de João de Santo Cristo, traficante nordestino desde quando resolve se mudar para Brasília até o momentoem que é assassinado por Jeremias. A histórria é tão envolvente e pela longa duração dela, resultou na produção de um filme de mesmo nome contando a historia da música.

3. Tempest - Bob Dylan (2012) - Apresenta referências da tragédia da colisão do transatlântico RMS Titanic com um iceberg que completou um século ano passado, bem no lançamento do álbum homônimo na voz embargada e palavras geniais de Bob Dylan. Você deve se perguntar como em 50 anos de carreira, ele ainda está em plena atividade compondo e realizando turnês. É isso que acho esplêndido em relação a ele e a outros bons e velhos artistas que formam a minoria hoje em dia.



4. Geni e o Zepelim - Chico Buarque (1978) - Canção feita para o espetáculo Ópera do Malandro (quem sabe, eu tenha alguma oportunidade para ver), que define o episódio da persongaem Geni, travesti que causa provocações na cidade e que passa a ser provisoriamente tratada de modo diferenciado por seus antigos acusadores após o comandante se encantar com seus dotes diante de um ataque a um *zepelim (talvez por esse nome já deve ter vindo da sua cabeça algo relacionado a banda Led Zeppelin, que não dou muita preferência, mas a coincidência entre as palavras é evidente). 

* Grande aeronave dirigível, mais leve que o ar, do tipo inventado pelo conde Zeppelin (1838-1917)

5.Lucy in the Sky with Diamonds - Beatles (1966)-canção de rock psicodélico de Lennon/McCartney para os Beatles, inspirando-se num desenho que uma colega de escola Julian Lennon fez na escola. Ela já foi criticada por provavelmente fazer alusão a droga LSD, coincidentemente as iniciais do título.
Curiosidade: Lucy também é o nome de um fóssil de um australopiteco fêmea, encontrado na Etiópia, ao som dessa música. Viu como a beatlemania domina o mundo? rs







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Minhas experiências inusitadas: Há um ano estava num CRUZEIRO

Bom, essa semana está fazendo um ano que eu e minha família fizemos nosso primeiro cruzeiro. conhecemos lugares novos, pessoas novas... Vou...