terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Dido e Aeneas

Domingo fui ao teatro Minaz ver essa pequena e dramática ópera, com a intenção de ver somente uma das minhas professoras de teatro cantando lá, mesmo no meio de um coral. Uma coisa que chamaria atenção da maioria que visse o espetáculo pela primeiro vez, é a instrumentação exótica e barroca, formada por violinos, viola, cravo, viola de gamba e teorba. Eu não achei tão diferente assim, pelo fato de eu já ter me familiarizado com música erudita mesmo não tendo todos esses instrumentos. Foi uma estreia da ópera na minha cidade. Mostra a seguinte história interessante e um pouco deprimente:


 O círculo amarelo mostra minha professora de teatro que eu queria ver que também nessa companhia, é uma ótima cantora mesmo no meio de um coral.


Ato I


Cena - o palácio
 Na sala real do  palácio em Cartago, vemos Dido ser coagida por seus súditos, principalmente sua confidente Belinda, a expurgar a tristeza que reside em seu coração e entregar-se ao herói que chega no seu reino. Ainda de luto pela morte de seu marido, Dido demora a ceder aos pedidos amorosos de Aeneas, que promete adiar por tempo indefinido sua iminente viagem à Itália.

Ato II


Cena - a caverna
 Em um desfiladeiro e uma caverna o feiticeiro e duas bruxas demonstram seu ódio por Dido ao conspirar a destruição de Cartago, planejando criar uma tempestade para impedir a caça de Aeneas e logo após enviar um espírito disfarçado de Mercúrio que o adverte da ordem de Júpiter: o herói deve deixar Cartago após o anoitecer.

Cena - o bosque
 A segunda cena acontece nos bosques, onde a corte diverte a rainha e seu amante com canções que enaltecem a lenda de Diana e Acteon. Ao iniciar a tempestade conjurada pelas bruxas, todos retornam ao palácio com exceção de Aeneas que é surpreendido pelo espírito disfarçado de Mercúrio que o adverte da ordem de Júpiter: o herói deve deixar Cartago após o anoitecer.

Ato III


Cena - os navios
 Os marinheiros se preparam para aportar enquanto se despedem de forma jocosa das suas ninfas. Aeneas prepara sua partida antes mesmo de avisar a Dido de sua decisão. As bruxas e o feiticeiro divertem-se com a situação e profetizam a morte da rainha, e a ruína de Cartago.

Cena - o palácio
 No palácio, Aeneas tenta convencer Dido que irá desobedecer as ordens de Júpiter, esta mostra seu desprezo pelo troiano e o expulsa de seu reino. Tomada pela angústia e tristeza de perder seu amor, Dido morre,enquanto toda sua corte chora pelo trágico fim de sua rainha.

Fonte: sinopse tirada do folheto da peça

O folheto da peça mais o ingresso que eu havia adquirido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Minhas experiências inusitadas: Há um ano estava num CRUZEIRO

Bom, essa semana está fazendo um ano que eu e minha família fizemos nosso primeiro cruzeiro. conhecemos lugares novos, pessoas novas... Vou...